DICA DA SEMANA - O que é CT-e?


O CT-e, ou Conhecimento de Transporte eletrônico, é um documento digital exclusivo da atividade de transporte. Ele deve ser emitido e armazenado eletronicamente e existe apenas no ambiente virtual. Sua função é bem simples de se entender: documentar a atividade de transporte, especialmente, para fins fiscais.


Quem é obrigado a emitir CT-e?


Para deixar mais claro, a emissão do CT-e é obrigatória para o transporte rodoviário, cadastrado com regime de apuração normal, optante pelo regime do Simples Nacional ou registrada como operadores no sistema Multimodal de Cargas.


Por outro lado, essa obrigatoriedade não se aplica ao Microempreendedor Individual (MEI). Esse, caso queira, pode solicitar o seu credenciamento voluntário para emitir o CT-e na página de credenciamento da Secretaria da Fazenda (Sefaz) no estado em que está estabelecido. Se tiver estabelecimentos em mais de um estado que deseja realizar a emissão, essa deve ser feita individualmente.


Na prática, todas as cargas que circulam no país devem ter um CT-e. Isso porque o documento tem validade em todo o território nacional e deve ser apresentado durante as fiscalizações ocorridas no transporte dos produtos. Por fim, é importante destacar que ele é de emissão obrigatória para todos os modais de transporte.


O sistema de gestão Live já está apto para emissão de CT-e e nosso suporte preparado para auxiliar você em qualquer dúvida que surgir.





32 visualizações
OU
Siga nossas redes
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Atendimento em todo Brasil

0800 606 7062
(82) 3142-0302
Filial
Maceió | Central de Atendimento

Rua dos Americanos, 172

Baeta Neves - CEP: 09751-520

São Bernardo do Campo - SP

Rua José Maia Gomes, 258 - Sala 001

Jatiúca - Cep: 57036-240

Maceió - AL

Sistemas de Apoio: